Em março deste ano, 15 das 28 provedoras de banda larga fixa, com mais de 100 mil acessos, ofereciam planos com velocidades acima da média nacional, estimada em 280 Mbps, pela consultoria Teleco. E as 10 primeiras posições eram ocupadas por empresas competitivas: Azza, ZAAZ, Vero, BTT, Desktop, EB Fibra, Algar, Green, AmericaNet e Companhia Itabirana.
A Azza Telecom, com 134 mil acessos e que atua em 35 municípios no interior de São Paulo, ocupava de longe a primeira colocação com planos de 100 Mbps a 1 Gbps. A empresa usa rede própria e rede neutra.
Entre as operadoras de grande porte, a Claro e a Oi também ofereciam planos acima da velocidade média.
Segundo a Teleco, a competição está impulsionando a corrida pela oferta de mais velocidade e para que haja uma oferta massiva de acessos com mais de 1 Gbps será necessário um upgrade das redes (XG-PON) e dos dispositivos dos usuários para o WiFi 6, WiFi 6c e futuramente WiFi 7.
A competição está impulsionando a corrida pela oferta de mais velocidade e para que haja uma oferta massiva de acessos com mais de 1 Gbps será necessário um upgrade das redes (XG-PON) e dos dispositivos dos usuários para o WiFi 6, WiFi 6c e futuramente WiFi 7.
No Comment