As artes, que transformaram os emojis do WhatsApp nos tradicionais pins eleitorais usando as cores da bandeira do Brasil, serão exibidas no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e também serão veiculadas nos principais sites de notícias e jornais do país. As mensagens ganham ainda o reforço de influenciadores digitais como Evaristo Costa, Gabriela Prioli, Matheus Ribeiro, Mari Palma e Paulo Vieira.
Desde as eleições de 2018, o WhatsApp tem feito uma série de mudanças na plataforma e no time local dedicado à Políticas Públicas, Comunicação, Marketing e Negócios.
A campanha será exibida até 29 de novembro, quando acaba o segundo turno das eleições.
Parceria
Uma parceria inédita entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o WhatsApp resultou em uma série de iniciativas para combater a desinformação e incentivar a circulação de informações oficiais, verídicas e confiáveis sobre o processo eleitoral. Os pontos principais dela são:
- “Tira-dúvidas no WhatsApp”, um assistente virtual, para facilitar o acesso dos eleitores a informações relevantes, que vão desde data, horário e local de votação, até a checagem de notícias falsas sobre as eleições municipais de 2020.
- Uma plataforma específicadesenvolvida para que o TSE colete denúncias sobre contas suspeitas de realizar disparos em massa, uma conduta proibida pela lei eleitoral e pelos Termos de Serviço do aplicativo. Após o recebimento das denúncias, o WhatsApp conduzirá uma apuração interna para verificar se as contas indicadas violaram as suas políticas e, se for o caso, bani-las do aplicativo.
- Foram realizados cursos on-line de capacitação para os servidores de todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) sobre como combater a desinformação nas plataformas digitais do Facebook, Instagram e WhatsApp.
- O pacote de figurinhas Eleições 2020 traz 23 ilustrações que fornecem orientações sobre data e horário de votação, alertam para condutas proibidas como boca de urna e reforçam medidas sanitárias para votar com segurança por conta da pandemia de Covid-19. As criações estimulam os usuários a verificarem a veracidade de qualquer informação compartilhada no WhatsApp, além de reforçar o lema da campanha sobre o voto consciente. O download do pacote completo de figurinhas pode ser feito aqui.
O WhatsApp integra o Programa de Enfrentamento à Desinformação com foco nas eleições municipais 2020 desde outubro do ano passado. (Com assessoria de imprensa)