Ponto ISP

Coleta periódica de dados sobre backhaul é proposta pela Anatel

Anatel abriu, nesta terça-feira, 6, consulta pública nº 68, com a proposta de instituição de coleta periódica do conjunto de dados referentes à infraestrutura de telecomunicações que suporta as redes de transporte (backhaul) para as prestadoras dos seguintes serviços de telecomunicações de interesse coletivo: Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), Serviço Móvel Pessoal (SMP) e os diversos serviços de TV por Assinatura. O objetivo é de subsidiar a elaboração de políticas públicas que promovam a expansão e a melhoria da infraestrutura de telecomunicações no Brasil.

PUBLICIDADE

Além disso, busca-se permitir que os agentes interessados (governos, empresas e cidadãos) possam ter acesso às informações em formato aberto e, assim, fomentar a participação de todos os players do mercado. Essas informações podem subsidiar também ao Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações (Pert).

A proposta de nova coleta de dados de infraestrutura apresenta como pontos fundamentais:

A proposta foi debatida previamente com as operadoras, que aprovaram  a proposta de coleta em múltiplos arquivos de formato CSV, incluindo topologia georreferenciada dos enlaces. O prazo de contribuição é de 30 dias, até o dia 5 de novembro.

Sair da versão mobile