Os espaços urbanos destinados à implantação de infraestruturas de redes de comunicação, tanto aéreas como subterrâneas, estão cada vez mais congestionados, especialmente nas grandes cidades – o que dificulta a instalação de novos cabos para atender às necessidades de expansão da rede. Esse foi o principal motivo que levou a provedora de infraestrutura Cirion Technologies a experimentar uma nova tecnologia desenvolvida pela Furukawa: os cabos rollable ribbon de alta contagem de fibras ópticas.
O projeto inovador da Cirion – que foi um dos vencedores da 3.ª edição do Furukawa Electric Awards, na categoria Telecom – teve como objetivo verificar as condições de manuseio dos cabos, bem como a aplicabilidade e a adequação da tecnologia rollable ribbon à infraestrutura de rede da empresa. “A rede é um dos patrimônios da operadora e o subsolo tem-se tornado um espaço muito nobre, que requer uma ocupação bastante criteriosa”, afirma Luiz Felipe Lorenzoni de Oliveira, especialista em planejamento de rede externa da Cirion.
“Com a tecnologia ribbon flex, em que as fibras ópticas são organizadas em forma de tela, é possível acessar qualquer fibra no meio do vão e fazer derivações para novos clientes que estejam localizados nessa área”, explica. No trial realizado pela Cirion, foi utilizado um cabo de 1.728 fibras para conectar a estação no interior do prédio onde fica o teleporto da empresa, no município de Cotia (SP), a uma caixa subterrânea instalada na frente do edifício. “Nesse ponto fizemos uma emenda de derivação com cabo de 864 fibras e cruzamos a Rodovia Raposo Tavares, utilizando dutos convencionais de 40 milímetros e técnicas convencionais de instalação”, acrescenta Lorenzoni.
Uma das principais vantagens da tecnologia rollable ribbon, desenvolvida no Japão pelo grupo Furukawa Electric, é justamente o melhor aproveitamento e acomodação das fibras dentro dos dutos, o que viabiliza a oferta de cabos de altíssima densidade com diâmetro reduzido, indicados para aplicações que exigem elevada capacidade de transmissão de dados. Isso traz a otimização do uso da infraestrutura de cabos subterrâneos e, ainda, aumento da disponibilidade e da vida útil da rede.
Lorenzoni afirma que o resultado do trial realizado foi satisfatório. “Constatamos que a aplicação dessa tecnologia é exequível, o que nos dá mais segurança para sua adoção”, conclui.(Com assessoria de imprensa)
No Comment