O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) anunciou uma nova edição de sua parceria com o Google. Juntos, eles vão oferecer 70 mil bolsas de estudos focadas em tecnologia. Esta iniciativa visa proporcionar acesso à educação e qualificação profissional a jovens em situação de vulnerabilidade em todo o Brasil. Desde o início da colaboração em 2022, as instituições concederam mais de 90 mil bolsas.
Nesta edição, a oferta de cursos varia, com ênfase em áreas cruciais para o mercado de trabalho atual, como Fundamentos da Inteligência Artificial, Cibersegurança e Marketing e E-commerce. Além disso, os participantes poderão continuar seus estudos nas áreas de Suporte de TI, Análise de Dados, Gestão de Projetos e UX Design. Esta diversidade de opções reflete a crescente demanda por profissionais qualificados em tecnologia e a necessidade de se adaptar às novas tendências do mercado.
Qualquer pessoa a partir dos 16 anos pode realizar a inscrição gratuitamente, sem precisar de conhecimentos prévios nas áreas de interesse. As inscrições podem ser feitas por meio do portal do CIEE. A expectativa é que os aprovados tenham acesso à plataforma de aprendizado em até sete dias após a inscrição, facilitando a inclusão de mais jovens no setor tecnológico.
Oportunidades
Os cursos oferecidos visam preparar os participantes para os desafios contemporâneos da tecnologia, além de constituírem uma base sólida para futuras carreiras. Segundo Bruno Melo, coordenador de Operações e Atendimento da Administração Pública do CIEE, “as especializações dialogam com os desafios que temos hoje na área de tecnologia, mas entendo que também são a base para carreiras que ainda não existem”. A iniciativa destaca a relevância de se formar profissionais com competências que atendam às demandas em constante evolução do mercado.
De acordo com um levantamento realizado pelo Google, o impacto dos cursos na vida profissional dos alunos é significativo.
No Comment