A receita dos prestadores de serviços gerenciados de tecnologia da informação com soluções de segurança digital deve crescer nos próximos anos, segundo o relatório MSP Horizons Report 2025, produzido pela N-able em parceria com a consultoria Canalys. O estudo mostra que 90% dos executivos ouvidos esperam aumento na receita com serviços de proteção cibernética até 2027. Em 2024, esse percentual era de 80%.
O crescimento é atribuído ao aumento das ameaças cibernéticas e à maior exigência de conformidade regulatória. Esse cenário tem levado empresas de diferentes portes a buscar suporte especializado para proteger dados e operações críticas. De acordo com o relatório, a expectativa é que empresas desse setor movimentem globalmente cerca de US$ 600 bilhões em 2025, representando uma alta de 13% sobre o ano anterior.
No Brasil, a ADDEE, acompanha esse movimento. Segundo o CEO Rodrigo Gazola, “soluções como EDR, MDR, backup e filtragem de DNS estarão no foco da comunicação e das campanhas, acompanhadas de reforço no suporte técnico e na capacitação dos prestadores”.
Entre as áreas de destaque no estudo está o uso de soluções de backup em ambientes de nuvem, voltadas a aplicações como Microsoft 365, Google Workspace e Salesforce. Mais da metade dos executivos entrevistados (53%) pretende incorporar esse tipo de serviço às suas ofertas.
O relatório observa que o mercado de backup está passando por transformações. Fornecedores de ferramentas de monitoramento e gerenciamento remoto estão desenvolvendo ou adquirindo tecnologias próprias, enquanto grandes empresas buscam ampliar presença entre pequenas e médias companhias. A avaliação é que esse tipo de serviço pode ajudar a ampliar a base de clientes dos prestadores de TI.
A pesquisa ouviu mais de 450 empresas de serviços gerenciados em todo o mundo, entre outubro e novembro de 2024. Além do questionário online, foram realizadas entrevistas com 16 empresas para aprofundar temas relacionados à operação, desafios e tendências do setor. (Com assessoria de imprensa)
No Comment