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ChatGPT e o longo caminho das novas tecnologias

Crédito: Divulgação*Por Ricardo Bruno

Muito tem-se falado sobre o ChatGPT desde que foi lançado, em novembro de 2022, pela OpenAI – um grande laboratório de pesquisa em inteligência artificial e que vem movimentando muitas discussões sobre o uso da Inteligência Artificial na potencialização dos negócios nesse “boom” da transformação digital.

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O ChatGPT, para quem ainda não está totalmente familiarizado com o termo, é uma ferramenta de chatbot baseada na tecnologia GPT “Generative Pre-Trained Transformer”, que é um modelo de aprendizado de máquina projetado para interagir de maneira conversacional. Isso de maneira bem mais avançada do que os tradicionais chatbots, permitindo uma alta escalabilidade do modelo de aprendizado.

Com todo esse advento, gostaria de trazer aqui alguns pontos importantes que venho observando ao ler bastante sobre o assunto e sobretudo a partir de inúmeros testes e interações que tenho tido com o uso da ferramenta.

Percebemos uma grande gama de benefícios do seu uso, como por exemplo:

Como nem tudo são coisas boas, importante registrar também que o ChatGPT tem uma série de limitações e de pontos fracos. Podemos destacar alguns deles, como:

Bom, mas como nós empresas de consultoria estratégica podemos ajudar e apoiar os nossos clientes a se beneficiarem com essa tecnologia?

São inúmeras as formas de uso e aplicabilidade nos contextos de negócios das empresas. Dada a capacidade do ChatGPT de se integrar facilmente com outras soluções de conversação, como chatbots e assistentes virtuais, podemos usar a tecnologia para atualizar rapidamente as soluções de bots existentes sem um grande investimento de tempo ou dinheiro, por exemplo. Quando somamos o uso de algoritmos de Inteligência Artificial e de diversas tecnologias de back-end, podemos acessar rapidamente bancos de dados de conhecimento do cliente e conseguir responder a consultas básicas e complexas levantadas por eles.

O ChatGPT pode ser usado também na potencialização de áreas de negócios como: atendimento ao cliente, geração de leads, gestão de redes sociais. No comércio eletrônico, por exemplo, tem grande potencial de transformar dados em informações, traçando perfil dos consumidores, personalizando a comunicação e potencializando a experiência do usuário.

Isso é um direcionamento inicial dos benefícios, oportunidades, limitações e aplicabilidade do ChatGPT no dia a dia das pessoas e empresas. Mas, vale ressaltar que essa solução nunca substituirá a capacidade analítica e criativa das pessoas, logo não estamos diante de um oráculo que tem todas as respostas a todas as perguntas. É preciso ter muito cuidado nessas respostas e interpretações para não cometer erros, injustiças ou até mesmo tomar decisões que podem afetar pessoas e negócios.

A tecnologia veio de fato para ser mais uma ferramenta, mais um apoio para o fomento de negócios e sem dúvida para estamos atentos e adaptáveis a um mundo que está em constante mudança e com desafios cada vez maiores.

GPT4

Em tempo, no último dia 14/03 foi lançada uma nova atualização que já era bem esperada por todos – o GPT-4 – com novos e poderosos recursos e capacidades. Além de entender entradas mais complexas e ter um aumento na quantidade de caracteres, ele é muito mais seguro de usar.

O modelo agora aceita, além de textos, imagens (desde esboços feitos a mão, até uma captura de telas) e vídeos. Essa nova versão é considerada 10x mais avançada que a versão 3.5.

Estou muito ansioso em poder usar e explorar mais essa versão e trazer em breve novas atualizações.

Ah! E na produção desse texto, não foi usado o ChatGPT, rs!


*Ricardo Bruno é diretor de inovação e transformação digital na SIS Innov & Tech, certificado em BCS Artificial Intelligence Foundation pela EXIN e entusiasta por esse fantástico mundo da tecnologia.

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