Previsto para iniciar as operações no final deste mês, o novo data center da Century Telecom conta com uma infraestrutura de classe mundial em uma edificação totalmente nova e construída especificamente para acomodar o ambiente de TI dos clientes com alta disponibilidade, proteção e capacidade. Segundo a empresa, o data center tem como principal diferencial a alta conectividade em fibra óptica e ampla abordagem de operadoras de telecomunicações, conferindo capacidade de banda e alta disponibilidade através de rotas distintas em redes de fornecedores distintos.
Sua construção visa suportar o crescimento da demanda por serviços de data centers tradicionais, de cloud computing e a nova demanda de edge computing (computação em borda) e edge data centers, amplamente conectados para conferir a baixíssima latência demandada pelas as aplicações de Internet das Coisas (IoT, na sigla do inglês), 5G, serviços de streaming e outras tendências do mundo pós-pandemia e hiperconectado.
Construído com base nas especificações internacionais e classificação Tier III, o data center da Century conta com sistemas independentes e redundância em toda a infraestrutura, o que garante uma disponibilidade de 99,98%. A edificação ocupa uma área de 1.000 metros quadrados dentro de um condomínio empresarial localizado no centro industrial da cidade de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O data hall conta com 350 metros quadrados e 120 racks, dividido em salas de servidores e salas de telecomunicações. Anexo ao data hall funciona um NOC (Network Operation Center) de 130 metros quadrados, com 18 posições, videowall e operação 24×7.
O data center conta ainda com subestação de energia elétrica própria, equipada com transformadores de 13,8 kV, grupos geradores a diesel redundantes de 320 kVA cada um, expansíveis para 700 kVA, sistemas de alimentação ininterrupta UPS/Nobreak redundantes, sistema de climatização de precisão, com insuflamento pelo piso (down-flow) e estágios de tratamento de ar (resfriamento, desumidificação, reaquecimento e umidificação) redundantes, sistema automático de detecção e supressão de incêndio, com sensores de detecção precoce de fumaça e supressão de incêndio por agentes extintores de gás inerte e sistemas de segurança com monitoramento por imagens e controle de acesso com sensores biométricos.
A Century Telecom, fornecedora de serviços de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e presente nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, está inaugurando um novo data center na região metropolitana de Belo Horizonte-MG.(Com assessoria de imprensa)