A operadora regional Brisanet vai participar do leilão de espectro 5G em busca dos 60 MHz em 3,5 GHz reservados a ISPs e novos entrantes. E já prevê iniciar a operação de sua rede comercial na tecnologia a partir de 2022, acelerando a implementação em 2023.
As informações foram dadas pelo fundador e presidente da empresa, José Roberto Nogueira, nesta segunda-feira, 20, durante evento digital realizado pelos sites Mobile Time e Teletime.
000 O executivo disse que, por enquanto, o interesse comercial da Brisanet na 5G está em vender o serviço como alternativa a sua banda larga. Para suportar essa expansão pelo universo wireless, a empresa iniciou um projeto de ampliação da rede óptica:
“Até o final do ano, estamos construído mais 4 mil km de backbone. Até final de 2022, começo de 2023, essa rede está toda pronta para o começo da 5G”, falou. Ele ressaltou que a fibra é parte fundamental da 5G, e a expansão da planta leva em conta os locais em que haverá torres para irradiar o sinal sem fio.
FRANQUIA EM 5G
Ele explicou que a rede 5G da Brisanet também será alvo do sistema de franquias da operadora. O modelo da empresa prevê que qualquer ISP seja responsável pela comercialização de planos e pela infraestrutura de acesso em cidades pequenas onde a operadora não tem interesse de chegar sozinha.
No caso, a Brisanet terá a fibra até a torre ou cidade atendida pelo ISP. Este vai usar o espectro da operadora e fornecer os equipamentos para os clientes para explorar o serviço.
No Comment