Ponto ISP

Brasil atinge 203 Mbps de velocidade média de banda larga

Brasil atinge 203 Mbps de velocidade média de banda larga
Velocidade média de banda larga no Brasil bateu recorde | Foto: Freepik

Segundo o Minha Conexão, o Brasil registrou velocidade média de download de internet fixa de 203,62 Mbps entre abril e junho de 2024. A informação é do novo relatório de banda larga da plataforma, que é realizado a cada três meses, e mostra que esta é a primeira vez que o país atinge um índice de conexão trimestral acima de 200 Mbps.

Destaques

No cenário das operadoras e provedores de internet em todo o país, a Vivo foi líder no desempenho da banda larga entre abril e junho de 2024. De acordo com dados recentes, a Vivo alcançou uma média de 215,44 Mbps em sua conexão. Superando assim a V.tal, com 213,95 Mbps, e a Claro, que mediu 213,93 Mbps.

PUBLICIDADE

A empresa Linkup Telecomunicações conquistou o título de provedor com a internet mais veloz do país, registrando uma média de 718,52Mbps. Superando a mineira Plugar, que caiu 10 posições, figurando no 11º lugar, com 562,89Mbps.

Internet fixa no Brasil

A medição indica um aumento de 8,11% em performance de internet em relação ao trimestre anterior, quando a média de banda larga residencial do país foi de 188,34 Mbps. O crescimento foi ainda maior em relação ao mesmo período do ano anterior: 28,06%. A média de velocidade no Brasil no segundo trimestre de 2023 foi de 159 Mbps.

Imagem: Minha Conexão/Divulgação

Velocidade média por estados

No recorte estadual, o Acre foi a unidade federativa com o melhor desempenho de internet fixa do país ao computar velocidade média de 203,36 Mbps no trimestre. O estado nortista foi o único a alcançar conexão superior a 200 Mbps entre abril e junho de 2024. Seguido por Goiás, com 192,88 Mbps e o Distrito Federal, com 192,60 Mbps.

Foto: Minha Conexão/Divulgação

A região Nordeste teve o pior desempenho médio do trimestre. Sete das nove UFs da região ocuparam as últimas posições do ranking estadual. Piauí (158,68 Mbps) e Maranhão (155,35 Mbps) foram os estados nordestinos de melhor performance no período.

Além disso, o relatório apontou que Goiânia ocupou a 1ª posição no ranking das capitais pela segunda vez consecutiva, com velocidade média de 255,74 Mbps. Cuiabá e Boa Vista tiveram os maiores aumentos em qualidade de internet em comparação ao trimestre anterior. Por outro lado, com uma média de velocidade de 108,58 Mbps, Maceió foi considerada a capital com pior conexão residencial no período.

Já no que diz respeito à evolução da qualidade de internet nas principais metrópoles do país, 24 das 27 capitais algum demonstraram crescimento na média de velocidade de banda larga em relação ao trimestre anterior.

Foto: Minha Conexão/Divulgação

Barra do Ouro (TO) foi, mais uma vez, o município com melhor performance de banda larga do país com conexão de 681,55 Mbps. Segundo a pesquisa, essa velocidade é considerada como ultra velocidade, e é recomendada para assistir vídeos de alta qualidade, jogar online sem travamentos e realizar downloads e uploads de arquivos com rapidez.

Ainda, dentre as 2.993 cidades que tiveram índices de internet avaliados no período, pelo menos 71% delas alcançaram desempenho de download superior a 100 Mbps. (Com assessoria de imprensa)

Sair da versão mobile