Brasil atinge 203 Mbps de velocidade média de banda larga


Brasil atinge 203 Mbps de velocidade média de banda larga
Velocidade média de banda larga no Brasil bateu recorde | Foto: Freepik
Brasil atinge 203 Mbps de velocidade média de banda larga
Velocidade média de banda larga no Brasil bateu recorde | Foto: Freepik

Segundo o Minha Conexão, o Brasil registrou velocidade média de download de internet fixa de 203,62 Mbps entre abril e junho de 2024. A informação é do novo relatório de banda larga da plataforma, que é realizado a cada três meses, e mostra que esta é a primeira vez que o país atinge um índice de conexão trimestral acima de 200 Mbps.

Destaques

No cenário das operadoras e provedores de internet em todo o país, a Vivo foi líder no desempenho da banda larga entre abril e junho de 2024. De acordo com dados recentes, a Vivo alcançou uma média de 215,44 Mbps em sua conexão. Superando assim a V.tal, com 213,95 Mbps, e a Claro, que mediu 213,93 Mbps.

PUBLICIDADE

A empresa Linkup Telecomunicações conquistou o título de provedor com a internet mais veloz do país, registrando uma média de 718,52Mbps. Superando a mineira Plugar, que caiu 10 posições, figurando no 11º lugar, com 562,89Mbps.

Internet fixa no Brasil

A medição indica um aumento de 8,11% em performance de internet em relação ao trimestre anterior, quando a média de banda larga residencial do país foi de 188,34 Mbps. O crescimento foi ainda maior em relação ao mesmo período do ano anterior: 28,06%. A média de velocidade no Brasil no segundo trimestre de 2023 foi de 159 Mbps.

Brasil atinge 203 Mbps de velocidade média de banda larga
Imagem: Minha Conexão/Divulgação

Velocidade média por estados

No recorte estadual, o Acre foi a unidade federativa com o melhor desempenho de internet fixa do país ao computar velocidade média de 203,36 Mbps no trimestre. O estado nortista foi o único a alcançar conexão superior a 200 Mbps entre abril e junho de 2024. Seguido por Goiás, com 192,88 Mbps e o Distrito Federal, com 192,60 Mbps.

Brasil atinge 203 Mbps de velocidade média de banda larga
Foto: Minha Conexão/Divulgação

A região Nordeste teve o pior desempenho médio do trimestre. Sete das nove UFs da região ocuparam as últimas posições do ranking estadual. Piauí (158,68 Mbps) e Maranhão (155,35 Mbps) foram os estados nordestinos de melhor performance no período.

Além disso, o relatório apontou que Goiânia ocupou a 1ª posição no ranking das capitais pela segunda vez consecutiva, com velocidade média de 255,74 Mbps. Cuiabá e Boa Vista tiveram os maiores aumentos em qualidade de internet em comparação ao trimestre anterior. Por outro lado, com uma média de velocidade de 108,58 Mbps, Maceió foi considerada a capital com pior conexão residencial no período.

Já no que diz respeito à evolução da qualidade de internet nas principais metrópoles do país, 24 das 27 capitais algum demonstraram crescimento na média de velocidade de banda larga em relação ao trimestre anterior.

Foto: Minha Conexão/Divulgação

Barra do Ouro (TO) foi, mais uma vez, o município com melhor performance de banda larga do país com conexão de 681,55 Mbps. Segundo a pesquisa, essa velocidade é considerada como ultra velocidade, e é recomendada para assistir vídeos de alta qualidade, jogar online sem travamentos e realizar downloads e uploads de arquivos com rapidez.

Ainda, dentre as 2.993 cidades que tiveram índices de internet avaliados no período, pelo menos 71% delas alcançaram desempenho de download superior a 100 Mbps. (Com assessoria de imprensa)

Previous Plataformas de streaming diversificam pacotes nos EUA
Next Nicnet lança rede em Colina com digital truck da DPR

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *