A Black Friday 2024 deverá gerar aproximadamente R$ 9,3 bilhões em vendas no Brasil. Esse número representa um aumento de 9,2% em comparação ao ano anterior, de acordo com dados da Confi.Neotrust. Um levantamento do Mercado Livre reforça a expectativa do setor, apontando que 85% dos consumidores pretendem participar das promoções.
Esse cenário de crescimento das vendas online também traz desafios para o setor de e-commerce, especialmente em termos de infraestrutura digital. Estima-se que a demanda por banda de internet e serviços de computação em nuvem aumente 20% durante o evento, impulsionada pela necessidade de garantir a estabilidade dos sistemas em meio ao aumento de acessos e transações.
Infraestrutura robusta
De acordo com Cristian Aires, CTO da Under, empresa especializada em infraestrutura de TI, muitos varejistas ainda subestimam a importância de uma infraestrutura tecnológica robusta. “Todos os anos, a Black Friday tem sido um grande aprendizado para os lojistas e para quem fornece infraestrutura de internet e cloud. Muitas vendas foram perdidas ao longo dos anos devido à lentidão ou indisponibilidade de sites, lojas online e sistemas de gestão da operação”, afirmou Aires. Ele destacou que a instabilidade nos sites é uma das principais causas para o abandono de carrinhos de compra pelos consumidores.
Em 2022, uma análise do Google constatou que 28 dos 30 maiores sites de e-commerce enfrentaram algum tipo de indisponibilidade durante a Black Friday, o que reforça a necessidade de preparação antecipada. Aires também ressaltou que os varejistas que se prepararam adequadamente, garantindo escalabilidade, redundância e proteção contra ataques, como DDoS, estão mais bem posicionados para aproveitar o aumento nas vendas.
O impacto da Black Friday vai além do volume de vendas e atinge também o setor de infraestrutura digital. A demanda por computação em nuvem e a necessidade de banda de internet mais robusta são desafios que, se bem geridos, podem representar uma oportunidade para os varejistas garantirem uma experiência positiva ao consumidor e melhorarem seus resultados.