A edição 2021 da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgada nesta segunda-feira, 28, mostra que os consumidores de banda larga fixa são os mais insatisfeitos. Já os da telefonia celular, pré e pós-paga, se mostraram os mais satisfeitos com as suas prestadoras.
As médias nacionais dos índices de satisfação em 2021, por serviço, foram:
- Telefonia celular pré-paga: 7,82;
- Telefonia celular pós-paga: 7,39;
- Telefonia fixa: 7,37;
- TV por assinatura: 7,37; e
- Banda larga fixa: 6,88.
Na média nacional, a Claro teve a nota de satisfação mais alta nos serviços móveis. A Unifique teve as notas nacionais mais altas nos serviços de TV por assinatura e telefonia fixa e dividiu com a Brisanet a mesma posição no serviço de banda larga fixa (considerando empates estatísticos).
BANDA LARGA FIXA | TELEFONIA CELULAR PÓS-PAGA |
TELEFONIA CELULAR PRÉ-PAGA |
TELEFONIA FIXA | TV POR ASSINATURA | |
Algar | 7,00 | 7,22 | 7,73 | 7,66 | * |
Brisanet | 7,66 | * | * | * | * |
Claro | 6,75 | 7,61 | 8,13 | 7,44 | 6,93 |
MOB | 7,34 | * | * | * | * |
Oi | 6,82 | 6,78 | 7,49 | 7,30 | 7,23 |
Sky | 6,21 | * | * | * | 7,40 |
Tim | 6,99 | 7,36 | 7,75 | 7,21 | * |
Unifique | 7,94 | * | * | 8,37 | 8,06 |
Vivo | 7,00 | 7,56 | 7,83 | 7,37 | 7,17 |
Os consumidores de banda larga fixa são os menos satisfeitos, em relação aos demais serviços, com um índice de satisfação geral, na média nacional, de 6,88. O serviço também apresenta a pior avaliação na qualidade de funcionamento do serviço, com o índice respectivo de 7,20.
Considerando o índice de satisfação geral, as operações locais com os consumidores mais satisfeitos são: Brisanet/AL (8,28); Brisanet/PE (8,17); Brisanet/RN (8,14); Unifique/SC (7,94); e Vivo/PI (7,79).
As operações locais com os consumidores menos satisfeitos são Sky/MG (5,70); Sky/GO (5,96); Sky/PA (5,97); Sky/MT (6,04); e Oi/TO (6,13).
A qualidade do funcionamento do serviço é a dimensão que mais contribui para explicar a satisfação do consumidor de banda larga fixa. A qualidade da informação ao consumidor também é uma dimensão relevante nesse sentido.(Com assessoria de imprensa)
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