Banda larga fixa tem a pior avaliação na pesquisa de qualidade


Crédito: Freepik
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A edição 2021 da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgada nesta segunda-feira, 28, mostra que os consumidores de banda larga fixa são os mais insatisfeitos. Já os da telefonia celular, pré e pós-paga, se mostraram os mais satisfeitos com as suas prestadoras.

As médias nacionais dos índices de satisfação em 2021, por serviço, foram:

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  • Telefonia celular pré-paga: 7,82;
  • Telefonia celular pós-paga: 7,39;
  • Telefonia fixa: 7,37;
  • TV por assinatura: 7,37; e
  • Banda larga fixa: 6,88.

Na média nacional, a Claro teve a nota de satisfação mais alta nos serviços móveis. A Unifique teve as notas nacionais mais altas nos serviços de TV por assinatura e telefonia fixa e dividiu com a Brisanet a mesma posição no serviço de banda larga fixa (considerando empates estatísticos).

 

  BANDA LARGA FIXA TELEFONIA CELULAR
PÓS-PAGA
TELEFONIA CELULAR
PRÉ-PAGA
TELEFONIA FIXA TV POR ASSINATURA
Algar 7,00 7,22 7,73 7,66 *
Brisanet 7,66 * * * *
Claro 6,75 7,61 8,13 7,44 6,93
MOB 7,34 * * * *
Oi 6,82 6,78 7,49 7,30 7,23
Sky 6,21 * * * 7,40
Tim 6,99 7,36 7,75 7,21 *
Unifique 7,94 * * 8,37 8,06
Vivo 7,00 7,56 7,83 7,37 7,17

 

Os consumidores de banda larga fixa são os menos satisfeitos, em relação aos demais serviços, com um índice de satisfação geral, na média nacional, de 6,88. O serviço também apresenta a pior avaliação na qualidade de funcionamento do serviço, com o índice respectivo de 7,20.

Considerando o índice de satisfação geral, as operações locais com os consumidores mais satisfeitos são: Brisanet/AL (8,28); Brisanet/PE (8,17); Brisanet/RN (8,14); Unifique/SC (7,94); e Vivo/PI (7,79).

As operações locais com os consumidores menos satisfeitos são Sky/MG (5,70); Sky/GO (5,96); Sky/PA (5,97); Sky/MT (6,04); e Oi/TO (6,13).

A qualidade do funcionamento do serviço é a dimensão que mais contribui para explicar a satisfação do consumidor de banda larga fixa. A qualidade da informação ao consumidor também é uma dimensão relevante nesse sentido.(Com assessoria de imprensa)

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