Os acessos em banda larga fixa cresceram 11,2% entre setembro de 2020 e de 2021, indo de 35,6 milhões para 39,6 milhões, conforme dados da Anatel. Na comparação com agosto, houve redução de 1% provocada pela perda de quase 400 mil assinantes pelos ISPs.
Durante o período, a presença de conexão por fibra se expandiu. A tecnologia passou a dominar 59,2% do mercado, ante 43,3% de setembro de 2020. Já o cabos coaxial e o par metálico (xDSL) perderam ainda mais espaço na banda larga fixa, com 23,3% e 12,2%, respectivamente. Por fim, o rádio detém 4,5% do mercado, e o satélite 0,9%.
Assim como em setembro de 2020, a Claro continua a ser o maior player de banda larga fixa, mesmo com uma pequena redução no ano. A operadora foi responsável por 24,6% dos acessos em setembro de 2021 e, em 2020, por 27,6%. Em seguida, vem a Vivo, com 16%, e Oi, com 13,3%. Entre os dois anos, a Brisanet conseguiu avançar 0,4 pontos percentuais e duas posições, chegando a 2% e ultrapassando Algar (1,9%) e TIM (1,7%).
Entre as empresas que apresentaram maior crescimento em números de acesso, estão America Net (113,19%), Desktop (123,75%) e Unifique (67,7%)
Empresa | Acessos set 2021 | Acessos set 2020 | Variação |
CLARO | 9.757.068 | 9.834.026 | -0,78% |
VIVO | 6.325.653 | 6.511.126 | -2,85% |
OI | 5.258.590 | 5.051.153 | 4,11% |
BRISANET | 790.731 | 554.932 | 42,49% |
ALGAR | 737.097 | 688.543 | 7,05% |
TIM | 681.492 | 641.226 | 6,28% |
UNIFIQUE | 424.736 | 253.278 | 67,70% |
DESKTOP | 387.082 | 172.999 | 123,75% |
AMERICA NET | 352.438 | 149.220 | 136,19% |
SUMICITY | 350.704 | 259.261 | 35,27% |
Na parte de fibra, a Vivo permanece com o maior market share, 18%. Em segundo e terceiro lugar, estão Oi (14,3%) e Brisanet (3,4%). A Vivo também dispõe de maior presença em cabos metálicos, cerca de 40%. Por sua vez, a Claro obtém quase todo o mercado de cabo coaxial.
A conexão via rádio apresentou brusca mudança de player. A Sky se tornou a companhia dominante na tecnologia, conquistando 9,2% do mercado, enquanto a Surf Telecom segue com 6,9%. Em setembro de 2020, a presença de empresas no rádio era muito mais fragmentada, sendo que o maior player, INB Telecom, contava com apenas 1,7% dos acessos. Os satélites seguem com dominância da Hughes (72,7%).
No Comment