Azza inicia um projeto de clean up em parceria com a DPR


Especialista apresenta as "dores crônicas" dos ISPs
Claudio Placa, diretor geral da Azza, falou sobre as "dores crônicas" dos ISPs | Foto: Divulgação
Azza inicia um projeto de clean up em parceria com a DPR
Azza inicia projeto de clean up | Foto: Divulgação

Em parceria com a DPR Telecomunicações, a Azza anunciou que fará um projeto de clean up em toda a rede. Além disso, Claudio Placa, diretor geral da Azza, falou sobre, o que chamou de, “dores crônicas” dos ISPs. Salientando que os temas operacionais estão entre os mais comentados nos desafios do dia a dia. A documentação da rede, que controla em qual caixa de terminação óptica (CTO) e porta os clientes estão conectados é uma das preocupações.

“Em junho deste ano, graças a uma parceria com a DPR Telecomunicações, iniciamos um projeto de clean up na Azza. Vamos fazer isso em toda a nossa rede, com mais de 300 mil portas. Com isso, estamos projetando um ganho de, pelo menos, 20% de eficiência em vendas e 30% em velocidade de atendimento ao assinante”, explica Claudio.

PUBLICIDADE

O tema é de interesse da maioria dos provedores, pois sem o controle das portas ocupadas, vários outros problemas acabam causando a baixa eficiência operacional e aumentando os custos de forma exponencial. “Para resolver esta questão, é preciso fazer o clean up da rede, que nada mais é do que documentar todas as portas das CTOs do provedor, higienizando as mesmas e alocando na documentação de rede onde cada assinante está conectado”, afirma Claudio.

Além disso, é comum que os ISPs que cresceram de forma orgânica e adquiriram outros provedores que não possuam a documentação citada. Segundo Claudio, para manter o provedor em pleno funcionamento, o que se busca, normalmente, é economizar sob diversos aspectos.

Porém, quase nunca se otimiza a operação para obter melhores custos. “É preciso visualizar estrategicamente como ter eficiência operacional e reduzir custos. Com a documentação de portas, é possível vender mais, ter um atendimento ao cliente mais eficiente, rápido e assertivo e manter um índice de produtividade de ordem de serviço maior. Também é possível aumentar a capacidade produtiva e ter um controle melhor de cancelamento e de massivas, sendo mais preventivo e ficando com a rede parada por menos tempo”, explica Claudio.

Benefícios de se ter a documentação atualizada

O especialista listou abaixo alguns dos benefícios:

  • Eficiência na gestão de rede: a documentação detalhada das portas da CTO associadas à cada cliente facilita a gestão da rede. Assim, permitindo que o técnico identifique quais são as portas em uso e as disponíveis, otimizando o uso de recursos e reduzindo o tempo para novas instalações e manutenções.
  • Resolução rápida de problemas: quando ocorre um problema de conectividade, a documentação exata das portas da CTO permite uma resolução mais rápida. O técnico identifica rapidamente o ponto de falha, verifica as conexões e realiza testes diretamente na porta afetada, minimizando o tempo de inatividade dos clientes.
  • Qualidade do serviço: uma documentação atualizada contribui para a qualidade do serviço ao permitir um monitoramento mais eficaz da rede. Ao saber exatamente como os clientes estão conectados, os ISPs podem prever e prevenir problemas, garantindo uma experiência de Internet mais estável e confiável.
  • Planejamento e expansão: a documentação exata das portas da CTO auxilia no planejamento e na expansão da rede. Com dados claros sobre a utilização das portas e a distribuição dos clientes, os ISPs podem tomar decisões sobre onde expandir a capacidade da rede ou melhorar a infraestrutura existente.
  • Facilidade na comunicação: em uma massiva, a comunicação ao assinante ocorre de forma assertiva e rápida – tanto no disparo de mensagens como na comunicação pelos canais de atendimento o assinante é facilmente identificado e informado rapidamente sobre a massiva.
  • Vendas mais rápidas e baratas: quando se realiza o clean up, é possível ser muito mais rápido e assertivo no processo de vendas, inclusive automatizando as mesmas no processo de e-commerce ou pelo WhatsApp usando integração com o sistema de CRM/ERP.

Parceria com a DPR Telecomunicações

O projeto conta com dez equipes com quatro profissionais cada e ocorre simultaneamente em quatro cidades, começando por aquelas onde existe maior índice de quebra de venda para potencializar as portas já construídas. A ação conta com o uso de equipamentos que ajudam, agilizam e automatizam a identificação dos assinantes nas portas captando todas as informações da ONU/ONT como serial, potência e PPPoE para ajudar a vincular o equipamento aos assinantes. É possível realizar o clean up de uma CTO de 16 portas com 14 assinantes em dez minutos

O clean up também realiza outras atividades como adesivação da CTO, reorganização de cabos, limpezas de cabos mortos e atualização de posicionamento da CTO.

Previous Campsoft expande seu portfólio de streaming chegando a 50 mil horas
Next Zapping faz cobertura especial dos Jogos Olímpicos Paris 2024

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *