São 600 km de rede a mais, com capacidade ativa de 1,2 Tbps, servindo a cerca de 50 provedores locais, que levam internet para 16 novas cidades. Assim, a rede da Ava Telecom passa a ser a única na região Oeste do estado de São Paulo que conta com redundâncias, rotas alternativas a partir de Ourinhos, via Paraná.
Além disso, a Ava Telecom está duplicando a capacidade de tráfego de sua rede atual, que passa a contar com até 4 Tbps, ligando diretamente o interior do estado aos PTTs (Pontos de Troca de Tráfego) em Barueri, com um novo anel de redundância na Anhanguera e na Bandeirantes, o que traz ainda maior estabilidade e segurança para a operação. A nova estrutura de rede foi planejada para atender aos novos datacenters Ascenty e Equinix 4, que se somam ao Tellium e ao Equinix 2, que já faziam parte da rede. A estrutura também já está dimensionada para atender a futura abertura dos datacenters Scala e Equinix 3.
Para o CEO da Ava Telecom, Paul Sassine, “o investimento em infraestrutura de rede no interior do país é motivado, sobretudo, pelo crescimento sustentável da demanda, decorrente não apenas do aumento do tráfego durante a quarentena, mas também do excelente desempenho dos provedores locais, cada vez melhor preparados para atender às demandas de pessoas e empresas, diversificando sua oferta e modos de atuação“.
Fundada em 2013, a Ava Telecom investe continuamente na construção de redes DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) para agregar mais capacidade de transmissão à sua malha óptica, com mais de 2.000 quilômetros no estado de São Paulo. Seu core permite prestar, com a mais alta qualidade, serviços dedicados de transmissão de dados e voz a todos os tipos de organização, como empresas, universidades, governos públicos, indústrias e parques industriais.(Com assessoria de imprensa)