Segundo Martins, após algumas aquisições já realizadas, os fundos têm olhado com bons olhos para os estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A Vero Internet, empresa do interior de Minas Gerais que foi adquirida pelo fundo Vinci Partners ampliou recentemente sua atuação voltada ao Sul do país com a aquisição da MKA Telecom possuindo presença agora também nas regiões de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O fundo Light Wave Capital por exemplo com sede em Florianópolis (SC), também pretende fazer aportes em ISPs e dispõe de “cheques” de até R$ 150 milhões, segundo seu fundador e gestor, o executivo Ricardo Montes.
Droander Martins, especialista no mercado de fusão e aquisição de ISPs, afirma que além destes, outros fundos de investimentos que já realizaram aquisições no setor em outros estados, também tem interesse na região, estes utilizam a Vispe Capital (com sede na região Sul) como um agente intermediador. Na sua avaliação, as negociações de M&A na região Sul tendem a ultrapassar R$1 bilhão.
Pablo Constantino sócio de Martins na Vispe explica, mesmo que alguns ISPs não tenham porte para participar de uma negociação de M&A com os fundos de investimentos, eles precisam ficar atentos a estas negociações e estarem bem organizados e assessorados, pois é muito comum após a aquisição de um provedor maior, que este provedor nomeado de “plataforma” compre outros ISPs menores para incorporar a sua estrutura principal investida pelo fundo. “Porém, eles precisam estar bem organizados para conseguir participar destes eventos de liquidez. Essa é a base lógica que beneficia todos os empreendedores que participam da consolidação de qualquer setor”, finaliza Pablo.
Desafios
Um tema que já vem sendo bastante debatido há algum tempo é o preço pago pelas empresas provedoras de internet, existe uma “régua” que já está virando quase uma “regra”, de 4 vezes até 6 vezes o EBITDA anual do provedor, mas ainda assim existe uma imensidão de possibilidades entre 4x e 6x, por exemplo: 4.1x, 4.2x, 4.3x, 4.4x e assim por diante, explica Martins.
O que define em qual ponto exatamente vai parar o valor do ISP é uma avaliação do valor da empresa que irá apontar qual o múltiplo, podendo inclusive baixar de 4x ou ficar acima de 6x se a empresa for realmente muito boa e for justificada através do “valuation”. O conselho do especialista é de que os ISPs comecem a se organizar, para aproveitar a nova onda de investimentos.