Aplicativo usa IA para simular avaliação das provas do ENEM


Aplicativo usa IA para simular avaliação das provas do ENEM
Aplicativo usa IA para ajudar estudantes no ENEM | Foto: Divulgação
Aplicativo usa IA para simular avaliação das provas do ENEM
Aplicativo usa IA para ajudar estudantes no ENEM | Foto: Divulgação

A aplicação da Inteligência Artificial no setor educacional está se expandindo rapidamente, impactando significativamente o dia a dia dos estudantes. Um exemplo recente é o Trillo, um aplicativo desenvolvido pela edtech TRIEDuc Inteligência Educacional, que simula a avaliação das provas do ENEM. Lançado este mês, o Trillo está disponível gratuitamente em sua primeira versão e foi projetado para avaliar as cinco competências exigidas na redação do ENEM, além de fornecer orientações sobre pontos de melhoria aos alunos.

O desenvolvimento do aplicativo foi guiado por uma pesquisa que envolveu 3 mil estudantes, entre 14 e 18 anos, de escolas públicas e privadas que já utilizam as soluções de correção de provas da TRIEDuc. Essa abordagem permitiu que o Trillo fosse ajustado às necessidades e expectativas reais dos usuários, reforçando o papel da tecnologia no aprimoramento da educação no Brasil.

PUBLICIDADE

“A pesquisa mostrou que a tecnologia está bastante presente nas atividades desses jovens, pois eles recorrem a diversas plataformas e aplicativos para estudar. Agora estamos disponibilizando uma ferramenta avançada com uso de Inteligência Artificial que vai ajudá-los a melhorar ainda mais o desempenho nas redações do ENEM”, conta Juliana Miranda, presidente do conselho da TRIEduc.

Funcionalidade

O treinamento da IA foi feito para que a ferramenta avalie e forneça feedback sobre as cinco competências consideradas nas provas do ENEM:

1. demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;

2. compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas;

3. selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

4. demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

5. elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

A avaliação inclui uma nota geral do desempenho nestas cinco competências. Além de uma nota para cada uma individualmente, e que são entregues no prazo máximo de cinco minutos.

O aplicativo vai além da avaliação e pontuação. Ele apresenta sugestões para que o estudante melhore o seu desempenho e fornece dicas para que ele estude e veja como evoluiu. “O Trillo foi treinado com base na experiência de avaliação educacional da TRIEduc, cujos testes já foram aplicados a mais de 500 mil alunos de quase 1.000 escolas”, destaca Juliana.

O aplicativo pode ser baixado no Google Play Store ou na App Store, neste link.

Previous Wladmir Brandão é o novo diretor de Inteligência Artificial da Sólides
Next Rodrigues: Geração Conectada transformando a conectividade nas escolas do RN

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *