Anatel se prepara para lançar agenda de leilões para os próximos anos


Evento Neo 25 Anos - Anatel vai lançar agenda de leilões de frequências para os próximos anos
Abraão Balbino - Anatel vai lançar agenda de leilões de frequências para os próximos anos | Foto: Associação Neo/Divulgação
Evento Neo 25 Anos - Anatel vai lançar agenda de leilões de frequências para os próximos anos
Abraão Balbino – Anatel vai lançar agenda de leilões de frequências para os próximos anos | Foto: Associação Neo/Divulgação

Em vez de realizar apenas um leilão de frequências, a Anatel vai inovar no segundo semestre deste ano. Ela promete o lançamento de uma agenda de leilões de baixa e alta frequência para os próximos anos. O primeiro deve ser em 2025. O órgão regulador está finalizando as discussões para incentivar a competitividade no mercado, beneficiando principalmente os consumidores.

Além disso, o superintendente executivo da Agência, Abraão Balbino, anunciou a novidade nesta quinta-feira, 9, durante o evento promovido em Brasília para celebrar os 25 anos da Associação NEO. Nele, estavam alguns dos principais provedores regionais do país. Na ocasião, ele também abordou a questão das concessões de telefonia fixa das grandes operadoras, a exemplo da Oi e Telefônica, como uma das prioridades de 2024.

PUBLICIDADE

Balbino detalhou a elaboração da proposta: “Estamos coletando informações sobre o espectro para entender as tendências de produtos. O que estamos planejando é inovador. Em vez de realizar um único leilão, temos uma agenda de leilões pré-aprovada pelo Conselho Diretor da Anatel, que começará a ser implementada no próximo ano”.

Acordo

Como outra prioridade para 2024, o superintendente destacou a conclusão dos acordos com as grandes operadoras sobre as concessões de telefonia fixa, conhecidas pela sigla STFC (Serviço Telefônico Fixo Comutado).

Ele mencionou que o acordo com a Oi aguarda a decisão final por parte da Anatel. Além disso, também disse que o acordo com a Telefônica avançará ainda neste mês. Previu-se também a realização de acordos com outras grandes operadoras.

“O caso da Telefônica está em fase final de negociação, e a data prevista para a conclusão é 23 de maio”, adiantou. “Todos os compromissos e controvérsias estão em discussão”, acrescentou. (Por Abnor Gondim)

Previous Novos modelos de oferta de conteúdo podem rentabilizar redes dos ISPs
Next Chuvas no RS afetaram ao menos 500 provedores, segundo Abrint

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *