O objetivo é identificar os desafios encontrados pelas prestadoras de serviços de telecomunicações no uso dos postes das distribuidoras de energia elétrica e assim obter informações que subsidiem a análise crítica da Ouvidoria sobre a efetiva ação governamental para solução da questão, tanto da organização física quanto dos custos
Os postes sobrecarregados, que se encontram em muitas localidades em que há aglomerações urbanas, representam um desafio comum para os setores de energia elétrica e de telecomunicações.
Para a Ouvidoria, o tema, que está em discussão no âmbito da Anatel e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é de grande importância para os prestadores de serviços de telecomunicações, pois o acesso aos postes é essencial para a massificação da internet por meio de fibra óptica, por exemplo.
As entidades representativas dos ISPs defendem a criação de uma entidade nacional, que ficaria responsável por administrar o uso da infraestrutura fixa, sem a necessidade de recursos novos.
O botão para a pesquisa já consta na página da Ouvidoria no Portal da Anatel, na área Pesquisa Postes 2022.(Com assessoria de imprensa)