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Anatel inicia pesquisa de satisfação e qualidade dos serviços de telecomunicações

Anatel inicia coleta de dados da Pesquisa de Satisfação e Qualidade dos serviços de telecomunicações
A pesquisa de qualidade ajuda a Anatel a compor o Selo de Qualidade que classifica as operadoras | Foto: Freepik

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai começar ainda em julho a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida sobre os serviços de Telecomunicações 2024. Até novembro, a empresa pesquisadora responsável pela coleta entrevistará, por telefone, mais de 64 mil consumidores dos serviços de telefonia fixa, telefonia móvel, internet fixa e TV por assinatura de todo o país.

A intenção da pesquisa feita pela Anatel é entender e avaliar não só a satisfação geral do consumidor com a prestação dos serviços, mas também aspectos da qualidade do atendimento, das informações sobre o serviço contratado, do funcionamento e da cobrança ou recarga.

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A entrevista

Na entrevista também serão feitas perguntas sobre a idade, renda e escolaridade, para efeitos de classificação do perfil sociodemográfico. Segundo a Anatel, não haverá qualquer pergunta ou pedido de informação sobre número de documentos pessoais, e-mail, endereço, dados bancários ou senhas.

Nesta edição, a pesquisa abrangerá os serviços prestados pelas seguintes operadoras. São elas: Algar, BR Super, Brisanet, Claro, Gb Online, Ligga, Oi, Proxxima, Sky, Tely, TIM, Unifique, Valenet, Vero e Vivo. Além disso, a Anatel utiliza a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida para compor o Selo de Qualidade, classificando cada prestadora anualmente.

Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2023

As médias nacionais por serviço do Índice de Satisfação Geral (ISG) da pesquisa, feita em 2023 e publicada em 2024, foram estatisticamente maiores que as aferidas na pesquisa 2022. Com os seguintes resultados:

* Notas em uma escala de: 0 (nem um pouco) a 10 (muito satisfeito)

Os resultados da pesquisa permitem aos consumidores comparar, por Unidade da Federação, a satisfação e a percepção de qualidade dos consumidores, por prestadora e por serviço.

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