Em 2021, Anatel expediu 2.853 licenças do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), chegando a 17.988 ISPs autorizados no ano, de acordo com levantamento da consultoria Teleco. De 2019 para 2020, o número do outorgas aprovadas foi de 2.838.
Somente nos primeiros dias de janeiro de 2022, mais de 60 autorizações de SCM foram concedidas pela agência.
Diante desse crescimento, as prestadoras de pequeno porte (PPPs), apresentaram maior crescimento de market share, de 6,1% de janeiro a outubro de 2021 no serviço de banda larga fixa. As demais operadoras registraram quedas.
As competitivas apresentaram adições líquidas de 4,2 milhões de acessos nesse período, seguidas pela Oi com 147 mil. Vivo (-59 mil) e Claro (-91 mil) apresentaram adições líquidas negativas. Os ganhos de acessos em fibra da Oi e Vivo estão compensando as perdas nos acessos de Cobre (xDSL).
Barbara Castro Alves, da VianaTel, afirma que a Anatel tem atuado em diversas frentes para mapear oferta e demanda por banda larga no país. Boa parte deste trabalho tem como principal foco as PPPs, particularmente pela disponibilização de conexões por elas proporcionada na maior parte do território nacional, o que indica que serão essas empresas que impulsionarão tanto o 5G quanto as demais tecnologias necessárias à descentralização econômica acelerada pela Covid.
No Comment