Por: Cristiano Alves*
A perda de clientes, também conhecida como churn, é um daqueles índices que ninguém quer ver aumentar. Isso porque a taxa de perda de clientes por cancelamento traz queda na rentabilidade, afetando o provedor de diversas maneiras negativas, e é preciso ter estratégia para atrair, reter e fidelizar assinantes para que isso não aconteça.
Selecionamos, neste artigo, 10 dicas para ajudar os ISPs a reduzir o churn, ou churn rate, e garantir uma base fiel de clientes. Mas primeiro, vamos entender um pouco mais sobre o tema.
Em provedores de internet, os cancelamentos de contratos podem ser causados por diversos fatores, como problemas técnicos, concorrência, questões financeiras ou atendimento insatisfatório. Independentemente do motivo, a perda de clientes é prejudicial para qualquer empresa, e derruba a receita mensal que é vital para o fluxo da caixa.
Se o churn não for controlado, pode criar grandes buracos financeiros, comprometendo a estabilidade do negócio.
Agora sim, vamos às dicas
- Em primeiro lugar, fique de olho no atendimento. Por melhor que seja seu serviço ou seus produtos, clientes mal atendidos, seja na aquisição ou no suporte, tendem a sair.
Disponibilize canais acessíveis e ágeis para que seus assinantes possam entrar em contato quando precisarem. Evite longas esperas e atenda de maneira eficiente e empática. - Outro ponto crucial é investir em ferramentas que facilitem o atendimento e o suporte técnico, como sistemas multicanais e automação de processos que podem melhorar a experiência do cliente e reduzir o tempo de resposta para resolver problemas.
- Um terceiro ponto, mas nem de longe menos importante: mantenha sua infraestrutura atualizada. Acompanhe as evoluções do mercado, invista em equipamentos de qualidade para garantir uma conexão rápida e estável, evitando problemas que possam levar à interrupção dos serviços e, por consequência, ao desgosto do cliente e ao cancelamento.
- Seja claro e transparente. Mantenha os clientes informados sobre eventuais manutenções, atualizações ou problemas técnicos.
Lembre-se sempre que a transparência gera confiança, e quem está bem informado tende a ser mais compreensivo em situações difíceis. - Cultive a proximidade. Provedores de Internet têm muito mais possibilidade de estarem próximos de seus clientes do que as grandes operadoras, e isso é um grande ponto a favor.
Clientes que sentem uma conexão pessoal com as marcas com que se relacionam tendem a ser mais leais, mesmo em meio a situações complicadas.
Por isso, invista em uma comunicação que estreite o relacionamento, que seja personalizada e também humana, que dê atenção ao cliente não apenas como um “comprador”, mas como um verdadeiro pilar central da operação (o que, de fato, ele é). - Ofereça bônus, ofertas, programas de fidelidade. Todo tipo de recompensa incentiva a permanência, a fidelização. Trata-se de um dos fatores de motivação e lealdade mais conhecidos e estimulados da psicologia e do marketing: use-o a favor do seu provedor.
- Fique de olho na concorrência, analise ofertas, produtos, serviços, atendimento, reclamações. Assim você terá material suficiente para ajustar suas estratégias e apresentar diferenciais que realmente agreguem valor, sempre que possível e necessário, sem precisar competir unicamente por preço.
- Pesquise, estude, se mantenha inteirado sobre seu mercado e seus clientes. Use dados de comportamento de consumo e histórico de interações para oferecer soluções e serviços que atendam às necessidades específicas de cada grupo ou região, seja com pacotes personalizados, seja com serviços, com atendimento ou o que mais você identificar.
- Facilite a vida do cliente. Como se sabe, muitos usuários preferem resolver pequenos problemas por conta própria, sem a necessidade de contato direto com a empresa. Ofereça um portal de autoatendimento que permite a consulta de informações sobre o contrato, a solicitação de suporte técnico ou a emissão de faturas. São coisas simples que podem trazer muito resultado.
- Ofereça benefícios exclusivos para quem é de longa data. Mostrar que você valoriza os clientes que estão com você há mais tempo é uma excelente forma de aumentar a fidelidade. Crie um programa de benefícios exclusivo para clientes antigos, com vantagens como upgrades de planos, descontos especiais, acesso prioritário a novos serviços ou suporte técnico premium. Isso os fará se sentirem privilegiados e pensarem duas vezes antes de cancelar.
Importante ter em mente que o principal é manter o olho na taxa de churn e, principalmente, nas ações que tendem a evitar que esse indesejado índice cresça. Esteja atento aos clientes, às suas necessidades, e garanta uma base de usuários mais satisfeita e fiel. Afinal, é disso que o crescimento do seu provedor se alimenta.
* Cristiano Alves é diretor de Vendas da TIP Brasil
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