Mario Benech Gulla, CTO da Altarede Corporate, ressalta que, ao longo de 2020, a operadora investiu no aumento da capacidade de transmissão de sua infraestrutura de rede, preparando-a para atender rapidamente ao crescimento expressivo do tráfego de dados decorrente do isolamento social adotado para conter a disseminação da Covid-19 no país. “Mapeamos os principais pontos de conexão e montamos um plano estratégico de contingência da rede. No total, investimos mais de R$ 10 milhões na modernização da nossa rede: adquirindo as soluções da Padtec, instalando novos POPs, lançando novos cabos ópticos e adequando nossa infraestrutura de forma geral”, conta o executivo.
Para iluminar as novas rotas da operadora, instaladas entre as capitais do Rio de Janeiro e Espírito Santo, a Padtec forneceu sistemas DWDM de última geração com tecnologia ROADM (Reconfigurable Optical Add-Drop Multiplexer) – que adiciona mais flexibilidade no direcionamento do tráfego das redes ópticas –, transponders das gerações de 200 Gb/s e 800 Gb/s, amplificadores ópticos e sistemas de proteção de rota, com trechos que garantem o tráfego de dados a 300 Gb/s.
A parceria entre as empresas inclui ainda a prestação de serviços, pela Padtec, na área de gestão da operação das redes ópticas da Altarede – o que inclui suporte técnico e monitoramento da malha óptica da operadora, por meio de seu Centro de Operações de Rede (NOC, do inglês Network Operations Center). “Com a oferta de uma solução completa de serviços de telecomunicações, que envolve desde o planejamento do sistema até a instalação, operação e manutenção das redes, agregamos valor à nossa entrega e proporcionamos mais segurança e conforto a nossos clientes”, destaca Argemiro Sousa, diretor de Negócios da Padtec. “Para isso, hoje temos mais de 40 pontos de presença distribuídos por todas as regiões do país e, também, na Argentina e na Colômbia”, conclui.(Com assessoria de imprensa)