O 1º trimestre do ano fechou com lucro líquido de R$ 8,4 milhões para o Grupo Alloha Fibra, revertendo um prejuízo de valor semelhante, R$ 8,7 milhões, no mesmo período de 2023. Foi o primeiro lucro trimestral registrado pela empresa.
O provedor independente de fibra óptica também teve resultados positivos para o EBITDA (lucro antes de impostos, juros, depreciações e amortizações), que alcançou R$ 197 milhões no período, 17% a mais na comparação ao 1º trimestre do ano passado. A margem foi de 48%.
Os dados foram divulgados no balanço apresentado pela empresa nesta quarta-feira, 22. Os resultados também mostraram uma evolução positiva da receita líquida, que totalizou R$ 411 milhões, 3% acima do valor os três primeiros meses de 2023.
A empresa reportou ainda desempenho positivo para o resultado operacional no período.
Nos três primeiros meses do ano, o grupo concluiu o processo de migração e unificação dos sistemas das nove marcas adquiridas nos últimos anos. Dessa forma, todas as suas operações estão unificadas, as principais funções centralizadas e a companhia conta com duas unidades de negócios B2C e B2B sob a marca comercial Giga+.
“Foi uma jornada desafiadora e cheia de aprendizados, liderada pelo nosso time altamente qualificado de TI, que trabalhou de forma intensa nos últimos oito meses. Com essas mudanças, ganhamos em agilidade e simplificação de nossas operações, reduzindo a complexidade de diversos processos e ampliando nossas possiblidades de crescimento no mercado nacional de banda larga fixa”, afirma Lorival Luz, CEO do grupo.
O Grupo Alloha Fibra informa ainda que protocolou pedido de registro de emissor junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na categoria A a fim de impulsionar o nível de governança corporativa. Com o registro, a empresa estará autorizada a negociar qualquer tipo de valor mobiliário, inclusive ações, em mercados regulamentados.
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Grupo Alloha Fibra manteve a liderança nacional do segmento de Provedores de Pequeno Porte (PPP) de fibra óptica FTTH (Fiber to the Home) do país. Atualmente, a empresa contabiliza cerca de 1,6 milhão de clientes B2C e 4.900 clientes B2B. Além disso, tem 7,8 milhões de homes passeds (casas que podem assinar seus serviços de banda larga fixa por fibra óptica), em todas as regiões do Brasil.