A Alloha Fibra vai integrar toda sua gestão de sistemas de rede em um novo NOC (Network Operations Center), localizado em Mauá, na Grande São Paulo. Dois projetos serão implementados no centro de operações. O primeiro vai criar um ecossistema unificado entre o monitoramento de rede e os sistemas operacionais, permitindo a abertura de chamadas automáticas de campo em caso de falhas de internet na casa do usuário, direcionando imediatamente às áreas responsáveis e reduzindo o tempo médio de reparo (MTTR – Mean Time To Repair). Além disso, todas as informações serão disponibilizadas nos canais de Atendimento ao Cliente para que o usuário acompanhe com precisão a situação.
O segundo consistirá na implementação de um sistema de correlação de todos os eventos de toda a planta, visando otimizar a alocação de recursos da companhia. Para viabilizar essa iniciativa, a Alloha Fibra empregará inteligência artificial, conferindo maior capacidade de tomada de decisão em escala.
Lorival Luz, CEO da Alloha Fibra falou sobre o que a empresa busca com essa novidade. “Temos como objetivo priorizar a padronização de processos em uma única localidade, atendendo com máxima qualidade todo o País. Isso implica no desenvolvimento de soluções inteligentes e rápidas, garantindo uma operação ainda mais ágil e eficaz”, disse.
Novo NOC da Alloha Fibra
O novo NOC atenderá tanto os assinantes B2C da Giga+ Fibra, quanto os clientes B2B da Giga+ Empresas. Aproximadamente 4,5 milhões de itens serão monitorados na localização, que vão desde equipamentos das residências dos usuários até os roteadores de alta performance e de transmissões de longa distância. Com mais de 1,6 milhão de clientes, atualmente, o tráfego total agregado na rede é de aproximadamente 10 Terabits.
A estrutura contará com uma equipe dedicada de mais de 50 funcionários, entre eles engenheiros de telecom, profissionais de segurança da informação e analistas, que irão monitorar o sistema 24 horas nos 7 dias da semana.
Além dessa unidade, a Alloha Fibra possui um NOC na cidade do Carmo, no Rio de Janeiro, em que gerencia a rede FTTH (Fiber to the Home) com mais de 1,6 milhão de assinantes B2C, em mais de 280 cidades. Ambos atuam operacionalmente com formato de disaster recovery para garantir a redundância, ou seja, em caso de indisponibilidade de uma das instalações, a outra assume a função da que ficou indisponível.
A Alloha Fibra conta com mais de 1,5 mil Pontos de Presença (PoP) distribuídos por todo o território nacional. “Nossa estratégia se baseia em três princípios fundamentais: Pessoas, Processos e Sistemas. No que diz respeito às pessoas, contamos com uma equipe altamente profissional, comprometida e talentosa. Além disso, estamos constantemente buscando novos talentos e investindo em treinamentos para aprimorar ainda mais nosso time,” explicou Fábio Abreu, VP da Unidade de Negócios B2B e Redes da Alloha Fibra.
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