Algar apresenta modelo de franquia na INOVATic 2020


O modelo de franquia da Algar, há três anos em funcionamento, traz uma relação ganha a ganha, informou o diretor de Negócios de Varejo da operadora, Márcio de Jesus. Segundo ele, o ISP franqueado tem a possibilidade de crescer rapidamente, usufruindo da base legada de clientes, do backbone de 80 mil km e do apoio nas ações de marketing. Para a Algar, além do fortalecimento da marca, a franquia traz possibilidade de crescimento do mercado, por meio de parceiros que conhecem seus clientes.

Jesus, que participou neste quarta-feira, 25, da mesa redonda sobre o aquecido mercado de ISPs, da INOVATic 2020, disse que a projeção de crescimento é de até triplicar de tamanho em tempo reduzido. “Temos aprimorado nosso modelo de franquia, processos , distribuição de valor com os nossos franqueados, posicionamento de mercado, com muita consistência”, disse. A empresa é pioneira nesse modelo de negócio no Brasil e segue todos os padrões de segurança previstos para esse mercado.

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“O nosso objetivo é buscar sinergias, fortalecer a operação e impulsionar o crescimento”, afirmou Jesus. O modelo adotado pela Algar não passa por aquisição, mas de distribuição de ativos sejam com ISPs ou investidor. “De, fato nós estamos conseguindo adicionar clientes em um número bem maior do que se estivéssemos sozinhos”, afirmou.

Pelo modelo, o ISP investe em home passed, mas a Algar remunera toda a aquisição de cliente, que proporciona mais capital para que a rede continue crescendo. “A gente busca um portfólio mais completo para os nossos franqueados, busca acesso aos fornecedores em uma condição de escala maior, facilitando as compras, e o backbone da operadora, bem como os seus cabos submarinos garantem um escoamento do tráfego mais rápido”, diz o diretor. Além disso, há padronização de processos e treinamento para franqueados.

Facilidades

A Algar já possui 16 franquias consolidadas, a maioria na área de concessão da operadora e outras na área de expansão, onde já opera no mercado de B2B, mas não atua no varejo, que é o foco das franqueadas. “Uma das principais alavancas do modelo é do requisito de capital para crescimento, já que boa parte dos ISPs tem crescido com o tamanho do fluxo de caixa que consegue gerar, patrimônio próprio e raramente tendo acesso a crédito”, disse. No modelo de franquia, afirma, o ISP passa a ser remunerado pela aquisição de cliente, então ele consegue crescer numa velocidade muito maior.

“Obviamente, nossa intenção é alcançar um mercado muito maior, então um ISP com dois mil clientes, o plano de negócio é para alcançar 10 mil clientes, considerando a competição”, disse Jesus. A Algar acompanha esse plano de negócio, faz plano de geomarketing, faz análise de competição cuidadosa, estima o ticket médio da região. “A beleza maior do negócio está no crescimento e para crescer, tem necessidade de construir home passed, por meio de um investimento escalonado”, disse.

Para os franqueados investidores, o crescimento é mais lento, afirma Jesus. Mas mostra que ainda há interessados em entrar nesse pujante mercado de telecom, concluiu.

A INOVATic é promovida pelo Tele.Síntese em parceria com o PontoISP e vai até sexta-feira, 27. Paralelamente, uma feira virtual de negócio está acontecendo, com apresentação de novas tecnologias e promoções da black friday.

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