Ponto ISP

Alares projeta recuperação

A Alares registrou prejuízo líquido de R$ 33 milhões no segundo trimestre, de acordo com balanço financeiro divulgado nesta quarta-feira, 14. O prejuízo é 11,9% menor do que as perdas do segundo trimestre do ano passado (R$ 37,5 milhões).

Publicidade

Segundo o provedor, o resultado se deve às despesas financeiras, que cresceram 78% na comparação anual, para R$ 56,2 milhões, em função de ter assumido as dívidas e obrigações da Webby, provedor adquirido no ano passado cujo processo de incorporação foi concluído em julho.

A receita líquida atingiu R$ 176,1 milhões no segundo trimestre, alta anual de 34,1%. “Esse desempenho está relacionado à aquisição da Webby, ao aumento do ARPU [receita média por usuário] e da base de clientes”, diz a empresa.

No informe financeiro, a Alares destaca que, para os próximos trimestres, há a expectativa de aceleração do crescimento das receitas. Tendo em vista a compra da Azza, a operação deve trazer 133 mil assinantes à base da Alares. Assim, ampliando a presença da empresa no estado de São Paulo.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) teve alta de 91,3% no segundo trimestre, chegando a R$ 80,7 milhões. A margem, por sua vez, ficou em 45,8%, avançando 13,7 pontos percentuais (p.p.) em relação à apurada no mesmo período do ano passado.

Na avaliação do provedor, novas práticas comerciais – portfólio de maior valor, segmentação de ofertas, canais de vendas presenciais e canais digitais ganhando escala – contribuíram para os resultados do período.

No intervalo de abril a junho, a empresa investiu R$ 46,5 milhões. Com isso, o capex teve redução anual de 11,2%. De acordo com o provedor, os desembolsos diminuíram em razão da implementação de controles de eficiência, sobretudos nas áreas de estoques, recuperação de equipamentos e gestão de fornecedores.

A Alares terminou o segundo trimestre com uma dívida líquida de R$ 1 bilhão.

Operacional

A Alares contava com 635 mil clientes de banda larga fixa ao fim de junho. Entre o segundo trimestre do ano passado e o deste ano, a empresa registrou a adição de 123 mil assinantes. O churn (taxa de evasão de clientes) médio do segundo trimestre caiu 0,10 p.p.

As casas passadas – isto é, residências que podem contratar o serviço de internet fixa – chegaram a 2,5 milhões, uma expansão de 31,3% ante o segundo trimestre de 2023. Desse total, o acréscimo de 540 mil se deve à rede incorporada da Webby.

A Alares tem operações de banda larga em 180 cidades espalhadas por sete estados (Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba).

Sair da versão mobile