O AGROtic 2023 começa dia 15 de março com amplos debates sobre a logística no agrobusiness; o atendimento à demanda do mercado externo; o avanço da conectividade rural e as inovações na produção da proteína animal. O evento, promovido pelo Tele.Síntese, segue até o dia 17 de março, em ambiente virtual, com foco em práticas sustentáveis.
A primeira palestra do AGROtic será sobre “Um olhar sustentável e inovador para o agronegócio”, proferida pela diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Sibelle Silva. Ou seja, uma oportunidade de conhecer os planos do novo governo para o campo.
O painel “Bioeconomia: o que está por vir” debaterá estudo da Embrapa que aponta a capacidade de gerar um faturamento industrial anual de US$ 284 bilhões até 2050, com a implantação da bioeconomia. Para obter esse montante, o país precisa implementar a transição energética e a intensificação de tecnologias bio renováveis e medidas eficazes para redução da emissão de gases do efeito estufa.
Paula Packer, pesquisadora chefe geral da Embrapa Meio Ambiente e Carolina Graça, diretora de Sustentabilidade da Divisão Agrícola LATAM da Bayer Raízen, já confirmara participação nesse debate. A mediação ficará a cargo da jornalista Wanise Ferreira, curadora do AGROtic.
Ainda no dia 15 de março, o painel sobre “Gerenciamento de risco” vai abordar sobre as informações geradas em todas as etapas do processo produtivo que pode ser de grande valia para acordos de financiamento e seguros. Mas as ferramentas para análise desses dados, como Big Data, Machine Learning ou Inteligência Artificial estão sendo suficientes para o monitoramento e gerenciamento de risco? Como fazer a gestão científica de dados e extrair e fornecer a informação necessária ao produtor?
Esse tema será debatido Luiz Tangari, Co-founder da Tarken, Matheus Borella, Agrointelligence Leader do Itaú BBA e um representante da Vivo. A mediação desse painel será feita por Sérgio Barbosa, gerente executivo da EsalqTec, parceira do Tele.Síntese na realização do evento.
Ao final dos três dias do AGROtic 2023, startups com inovações para o campo apresentarão seus produtos. Como a Perfect Flight, que tem como missão prestar serviços de monitoramento de aplicações aéreas através de plataforma digital e aplicativo mobile que geram eficiência na gestão da produção agrícola e agregam valor ao cliente.
A nona edição do AGROtic tem o patrocínio da Claro, Vivo Agro e TIM, operadoras que investem pesado na digitalização do campo, além da empresa de torres IHS. O apoio institucional é da Cocriagro e Fealq.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. Confirme sua presença no evento!
No Comment