Apesar da desaceleração dos investimentos em infraestrutura de telecomunicações no País, a Agora Tecnologia está otimista com o que considera uma nova fase dos provedores de serviços de internet (ISPs). Para a distribuidora, chegou o momento de fornecer equipamentos mais sofisticados e ampliar o portfólio de soluções.
“Na minha opinião, os provedores não vão simplesmente estagnar. Enxergo que estamos indo para outra etapa e o desafio deles agora é rentabilizar as redes”, diz Severino Sanches, fundador e CEO da Agora, em entrevista ao Tele.Síntese.
Segundo o executivo, ainda deve haver um “crescimento vegetativo” nas verticais de infraestrutura e GPON (rede óptica passiva gigabit). No entanto, são outras linhas – como serviços de vídeo monitoramento, armazenamento de dados, segurança eletrônica e data centers – que devem puxar a alta nas vendas – a empresa projeta para 2024 uma receita 40% maior.
Nesse sentido, a distribuidora tem investido na ampliação do portfólio, incluindo soluções de digitalização e automação de processos. O segmento de nuvem, no qual tem uma parceria com a Huawei, já tem ido bem, segundo o executivo.
“O nosso quadro de pessoal deve ter um crescimento na ordem de 20% a 30% no ano que vem. Cada linha de produto precisa ser estruturada e a parte de serviços profissionais também demanda um investimento intensivo em mão de obra”, explica Sanches.
A empresa também reserva expectativas positivas para os negócios direcionados ao setor público. “Os governos seguraram os investimentos, as licitações foram adiadas neste ano. Então, os grandes projetos devem começar a acontecer novamente em 2024”, indica.
No primeiro semestre deste ano, a Agora fechou uma parceria com a Vertiv, empresa norte-americana de soluções de data center. Sanches aponta que o mercado B2B já demonstra interesse pelos produtos, cuja demanda deve crescer ainda mais no próximo ano. “Estamos virando o ano com pedidos na ordem de R$ 20 milhões”, revela.
Consolidação do mercado de ISPs
De acordo com Sanches, o processo de consolidação do mercado de ISPs deve beneficiar as distribuidoras de equipamentos. Isso porque empresas maiores e mais profissionalizadas tendem a adquirir produtos de marcas mais sofisticadas.
“Vamos seguir atendendo o mercado de ISPs, mas com ênfase em produtos mais interessantes. A grande mudança que vejo está nos itens que serão oferecidos”, diz o CEO.