A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) oficializaram uma parceria estratégica para fomentar ações conjuntas no campo da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no setor de telecomunicações. A iniciativa busca ampliar a competitividade tecnológica no Brasil, especialmente em áreas de atuação de pequenos provedores, essenciais para a conectividade em regiões remotas.
O Memorando de Entendimento entre as duas instituições tem como foco o desenvolvimento de novos programas e projetos que contribuam para o avanço da inovação tecnológica no país. A colaboração permitirá que pequenos provedores de internet, responsáveis por conectar áreas isoladas, tenham acesso a resultados de pesquisas que os ajudem a se adaptar rapidamente às inovações e exigências de mercado.
Segundo Eri Santana, Conselheira da Abrint, “Este acordo irá fortalecer ainda mais a relação dos provedores com as políticas governamentais. Acreditamos que esta parceria romperá as últimas barreiras que limitavam o potencial dos provedores no país”, afirma. A perspectiva é que a aliança resulte em um aumento da competitividade dos provedores regionais, promovendo maior inclusão digital em áreas menos atendidas.
Eduardo Grizendi, diretor de engenharia e operações da RNP, reforçou o significado dessa união, mencionando que a colaboração entre as duas instituições existe há mais de uma década, mas agora atinge um novo patamar. “Agora, demos um salto quântico para continuar fortalecendo os serviços e as infraestruturas de telecomunicações por todo o Brasil, sempre com um viés forte de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, afirmou Grizendi.
Para as empresas, com essa nova fase da cooperação, a expectativa é que o Brasil possa acelerar o desenvolvimento de soluções em telecomunicações, garantindo um futuro mais conectado e tecnologicamente preparado para os desafios do setor. (Com assessoria de imprensa)