Ponto ISP

A videoconferência veio para ficar

Por Jason Lionel Quesada* 

Um relatório da Wainhouse Research descobriu que 94% dos negócios que usam videoconferência registram aumento de produtividade. Então é seguro dizer que esse método de comunicação não se tornará obsoleto tão cedo. 

PUBLICIDADE

Preciso admitir que não era fã de videoconferência, mas tendo em vista nossa realidade de home office e covid-19, gasto mais e mais tempo em videoconferências para colaborar com meus colegas e conseguir que as atividades sejam executadas no dia a dia. Tenho usado a plataforma Avaya Spaces, e, depois de experimentar os benefícios de videoconferência e colaboração, tenho orgulho em dizer que hoje sou grande defensor da ferramenta, que registrou aumento de 2.500% no tráfego de vídeo nos últimos meses, desde o início da pandemia. 

Conheça os três principais motivos de por que nossos times amam usar a videoconferência da Avaya: 

O negócio via videoconferência cria conexões importantes cara a cara 

A necessidade de colaborar uns com os outros está cada vez mais presente no local de trabalho. Eu estava trabalhando remotamente pelo menos três vezes por semana antes da covid-19, e podia entrar com facilidade em reuniões por telefone nos dias de home office. Mas existe algo meio desconexo sobre colaborar com membros do time por telefone. Expressões faciais e linguagem corporal são perdidas durante a comunicação de ideias e sentimentos, e uma experiência apenas com áudio significa que deixamos de visualizar o que as pessoas querem realmente dizer. 

As conexões cara a cara que são possíveis de estabelecer com meus times quando usamos a plataforma de videoconferência são cruciais para termos uma forte sintonia de equipe, pois encoraja o engajamento e propicia a união da comunidade. Sem a necessidade de deslocamento e pela facilidade de ser feita de qualquer lugar, a videoconferência otimiza o gerenciamento de tempo no contato entre pessoas e na velocidade das tomadas de decisão. 

É mais fácil encontrar o foco 

Levante a mão quem já sonhou acordado ou tentou realizar outras atividades durante um conference call! Sim – eu também estou de mão levantada. Mas, ao adotar a colaboração por vídeo, fiquei mais focado nas reuniões, pois posso ver meu time, e vice-versa. Sei que algumas pessoas ficam muito tímidas por essa mesma razão. Mas isso se torna um ponto de convencimento maior para mim, pois encoraja todos a estar tão focados quanto possível para atender às metas das reuniões. 

Além disso, por dispensar encontros físicos, as videoconferências agilizam os processos de uma empresa para alinhar objetivos, metas e compartilhar os resultados conquistados pelos colaboradores. 

O tempo real deveria ser sempre uma opção 

Durante qualquer momento no dia, posso usar uma variedade de apps para mudar a configuração do termostato da minha casa, solicitar produtos domésticos ou até mesmo enviar flores para minha esposa – tudo em tempo real. E, quando estamos trabalhando com outras pessoas, as ideias podem voar de maneira rápida e furiosa! Por que não compartilhar essas ideias e acompanhar os detalhes em tempo real? A videoconferência torna isso possível. 

Vamos deixar que todos trabalhem e encontrem a melhor maneira de fazê-lo usando documentos, voz e chat, todos integrados. Os benefícios da videoconferência incluem ferramentas como compartilhamento de documentos, compartilhamento de tela e agendamento de reuniões, maximizando a produtividade sem atravancar o trabalho com excesso de recursos. 

Como eu disse – sou agora grande fã da videoconferência. E sei que existem mais pessoas por aí. Fiquem à vontade para aparecer. 


*Jason Lionel Quesada é gerente global de marketing de mídias sociais 

Sair da versão mobile