Dispositivos dobráveis – portabilidade e produtividade em novos formatos
Os dispositivos dobráveis já são uma das principais tendências do mercado de tecnologia. Como líder no desenvolvimento de novos formatos, a Lenovo revolucionou o mercado e lançou o primeiro PC dobrável do mundo, o ThinkPad X1 Fold. Utilizando a excelência em engenharia e os insights dos clientes para repensar fundamentalmente o formato portátil, o X1 Fold é um dos produtos que fazem parte do compromisso mais amplo da Lenovo em desenvolver essa tecnologia.
O impacto dessa evolução será ainda maior do que o imaginado até agora, mudando desde a produtividade no uso de um notebook até a portabilidade de smartphones.
“Monitores dobráveis trarão telas maiores e uma maior variedade de formatos. O mercado continuará a fornecer tecnologia mais inteligente, como displays dobráveis, que permitem a integração perfeita entre trabalho e vida pessoal,” afirma o COO. “À medida que o trabalho remoto se populariza e as empresas se tornam cada vez mais globais, a busca por uma tecnologia que permita experiências rápidas, eficientes e fáceis aumentará”.
2020 – O ano do 5G
A Lenovo segue apostado na tecnologia 5G, que promete ser uma das maiores mudanças tecnológicas dos últimos anos – o Yoga 5G, 2-em-1 ultraportátil lançado pela Lenovo na CES 2020 confirma esse movimento. Projetado para alcançar velocidades até 100 vezes maiores que o 4G, o 5G deverá revolucionar indústrias inteiras e criar novos métodos de trabalho. Além disso, as empresas de tecnologia deverão criar capacidades para sustentar essa conectividade avançada.
“A próxima fase do 5G, que está sendo implementada, incluirá redes privadas projetadas para permitir melhor produtividade dos funcionários, eficiência da produção e aumento da lucratividade”, afirma Lanci. “Veremos cada vez mais computadores e dispositivos portáteis com uma vida útil da bateria bastante aprimorada. Os PCs continuarão a fornecer suporte mais robusto para aplicações de produtividade e colaboração, que demandam mais recursos do que as alternativas de menor capacidade podem oferecer – trazendo uma ferramenta mais poderosa”, completa.
Inteligência Artificial popularizada
As previsões do mercado mostram que a Inteligência Artificial (IA) não só chegou para ficar, mas revolucionará a experiência do consumidor nos mais diversos setores. O IDC, por exemplo, aponta que até 2024 60% dos hotéis de luxo contarão com uma IA interativa que funcionará como uma assistente para melhorar a experiência de seus hóspedes.
“Será possível notar que a IA não é mais uma megatendência, mas uma força trabalhando de forma invisível para oferecer soluções que melhoram fluxos de trabalho, serviços e a vida em geral”, explica o executivo.
A respeito dos inesperados efeitos colaterais da tecnologia, Lanci aponta que as falhas levarão a melhorias fundamentais para a evolução da indústria como um todo. “A partir de 2020, começaremos a notar um foco ainda maior em governança, já que companhias começarão a estabelecer departamentos para implementar IA de forma responsável em benefício da sociedade.”
Privacidade em foco
Com o aumento de objetos conectados, a privacidade está se tornando, cada vez mais o centro das discussões. Um estudo do Fórum Econômico Mundial mostrou que 57% dos consumidores estão desconfortáveis com a forma como as companhias usam suas informações. As marcas terão que se tornar mais transparentes sobre os dados de usuários que eles coletam e como usam essas informações, não apenas em mercados com regulamentações específicas, como o GDPR na Europa, mas em todo o mundo.
“Em 2020, veremos um número crescente de consumidores se posicionando sobre seus dados pessoais, respondendo positivamente a marcas, produtos e recursos que protegem seu direito à privacidade. As empresas de tecnologia continuarão sendo pressionadas pelos consumidores a equipar adequadamente seus softwares e dispositivos para garantir que suas informações sejam privadas e protegidas”, prevê Lanci.
Inteligência artificial para negócios
Tecnologias em ascensão estão mudando a forma como as pessoas trabalham. Por exemplo, a inteligência artificial tem sido usada em conferências para uma experiência mais produtiva, como transcrições e traduções instantâneas. Novos meios de colaboração e conexão da força de trabalho serão parte dos negócios.
Educação imersiva
Na educação, o emprego de realidade virtual e aumentada (VR e AR) para proporcionar uma experiência imersiva de aprendizado e ensino continuará crescendo. Um estudo do Gartner aponta que 60% das escolas de educação superior nos Estados Unidos usarão VR e AR nas salas de aula até 2021.
“Os alunos poderão aprender geografia viajando pelo mundo, realizar experiências científicas virtuais e explorar locais históricos que, de outra forma, seriam inacessíveis para muitos”, pondera o COO. “Experiências imersivas são a melhor ferramenta e os educadores poderão usar dados para analisar o progresso de cada aluno, o que pode levar a currículos personalizados que atendem a necessidades específicas”.
Diversão na nuvem
Melhores condições de conectividade incentivarão gamers em todo o mundo a buscar por jogos em qualquer lugar, e jogos hospedados na nuvem deverão ter um aumento de demanda. “À medida que os jogos em nuvem se tornam mais populares entre jogadores profissionais e amadores, os consumidores procuram empresas de tecnologia para produzir hardware que ofereça alto desempenho por preços acessíveis”, diz Lanci.(Com assessoria de imprensa)