A Intel, em parceria com a Amcham e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), anunciam a realização do primeiro Hackathon Brasileiro de Inteligência Artificial (IA). O Hackathon contará com participação de profissionais de startups que se concentrarão no desenvolvimento de soluções de IA para o combate à fome e aos efeitos negativos das mudanças climáticas.
A intenção é que as criações sejam pensadas de acordo com temas prioritários da presidência brasileira do G20. Um grupo formado pelas maiores economias do mundo mais a União Africana e União Europeia.
O evento acontecerá entre os dias 17 e 18 de julho e as inscrições podem ser realizadas até 28 de junho. A divulgação das 20 startups selecionadas para participação efetiva no Hackathon será no dia 1º de julho. Para participar, é preciso ser empresas ou startups em estágio inicial, operando no mercado brasileiro com técnicos e/ou engenheiros capazes de executar tarefas de programação em IA.
Para a Presidente da Intel Brasil, Claudia Muchaluat, essa é uma oportunidade de demonstrar o comprometimento da Intel com o país. “Com o Hackathon, queremos incentivar o uso dessa tecnologia para enfrentarmos os principais desafios do mundo, como o combate à fome e às mudanças climáticas.”, afirma.
Como funcionará o 1° Hackathon Brasileiro de IA
O evento será em formato híbrido e irá propor dois desafios:
- Desafio 1: Desafio da IA no Combate à Pobreza – visa identificar soluções que possam produzir resultados utilizando as capacidades da IA e inspirar mais esforços na expansão da mobilidade ascendente a partir da pobreza.
- Desafio 2: IA Clima Hackathon – procura encontrar soluções para algumas das questões climáticas mais prementes utilizando as capacidades da IA.
Ao final do Hackathon, serão anunciadas as três melhores soluções. As startups brasileiras selecionadas serão convidadas a participar do programa global Intel Liftoff para startups de IA. O anúncio das vencedoras será no dia 19 de julho. Para se inscrever, basta acessar o site.